Como harmonizar cerveja com 3 pratos diferentes

Apesar de ser uma bebida bastante associada ao verão e ao happy hour, a cerveja é uma boa pedida em todas as estações do ano para acompanhar qualquer refeição. Prova disso é que é possível harmonizar os mais diferentes pratos com rótulos facilmente encontrados no mercado. Confira a seguir algumas das principais combinações!

 

1- Picanha

A picanha é harmonizada com uma IPA 

 

A picanha é a carne favorita dos brasileiros. Por apresentar uma gordura bem definida na peça, bastante apreciada, a sugestão de harmonização é uma IPA, também muito procurada nos dias de hoje. Esse estilo de cerveja possui um amargor bem intenso, mas agradável, que equilibra o salgado da carne. Já o alto teor alcoólico tem a função de equilibrar a gordura. O perfil frutado será destacado quando a percepção de amargor e gordura se equilibrarem.

 

 

2- Linguiça

A Linguiça é harmonizada com uma Tripel

 

Considerando uma linguiça de pernil, sem muitas especiarias e condimentos, o estilo sugerido para equilibrar a gordura e a baixa caramelização é uma Tripel, estilo belga que tem notas de frutas amarelas e especiarias. Espera-se que ela complemente e tempere um pouco mais a linguiça, enquanto o alto teor alcoólico contraste a gordura. A cerveja tem um perfil um pouco doce, que deve equilibrar o salgado da carne.

 

3- Frango

O Frango é harmonizado com uma Lager

 

Por se tratar de uma carne mais suave, o frango pede por cervejas mais leves. É o caso da Vienna Lager. As suaves notas carameladas da cerveja complementam as do frango, enquanto o álcool é suficiente para equilibrar a gordura.

 

Redacao

Eu posso resistir a tudo, menos à tentação! As pessoas normais me assustam! "Cria Cuervos Y Te Sacarán Los Ojos!" Contato: redacao@culturasemfrescura.com.br